OLÁ QUERIDOS! HOJE TROUXE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM PARLENDA. AS PARLENDAS SÃO TEXTOS LIDOS COM UM DETERMINADO RITMO, PROMOVENDO A COMPREENSÃO DAS CRIANÇAS. ESSA PRÁTICA PROPORCIONA A EXPERIÊNCIA DO PEQUENO COM AS DIFERENTES FORMAS DE EXPRESSÃO DE SUA LÍNGUA POR MEIO DAS MÚSICAS, DAS BRINCADEIRAS E DA ARTE EM GERAL.
HABILIDADES: EF01LP12, EF12LP01, EF12LP03, EF01LP06, EF01LP07, EF01LP08, EF01LP09, EF15LP26, EF15LP03 e EF15LP20.
FINALIDADE DA AULA: RECITAR PARLENDAS JUNTO COM O(A) PROFESSOR(A) COM ENFASE E RITMO (FLUENCIA LEITORA), FAVORECENDO A MEMORIAZAÇÃO QUE POSSIBILITA A REALIAÇÃO DE LEITURA DE AJUSTE E A FORMAÇÃO DE UM REPERTÓRIO DE PALAVRAS.
OBJETO DO CONHECIMENTO: - DECODIFICAÇÃO;
- FUENCIA DE LEITURA;
- FORMAÇÃO DO LEITOR E
- SEGMENTAÇÃO DE PALAVRAS.
PRÁTICA DE LINGUAGEM: ANÁLISE LINGUISTICA E SEMIÓTICA.
METODOLOGIA:
1º MOMENTO: PARA COMEÇAR O ASSUNTO, EXPLICAR PARA AS CRIANÇAS O QUE É UMA PARLENDA.
2º MOMENTO: COLOCAR O VIDEO DA PALAVRA CANTADA “POT POURRI PARLENDAS” - https://www.youtube.com/watch?v=cqp4N_Hqxvs. DEPOIS JUNTOS REALIZAR A ATIVIDADE A SEGUIR.
3º MOMENTO: LER A PARLENDA PARA OS ALUNOS. PEDIR QUE RECITE JUNTO. DEPOIS, PEDIR QUE ACOMPANHEM A LEITURA. EM SEGUIDA, PROCURAR AS PALAVRAS JUNTO COM ELES SEGUINDO A LEGENDA. PARA FINALIZAR BRINCAR COM ELES DE “CORRE CUTIA”, CANTANDO JUNTO.
4º MOMENTO: REALIZAR A ATIVIDADE JUNTO COM ELES, INSTIGANDO PARA QUE PENSEM NA RESPOSTA.
5º MOMENTO: PEDIR QUE JUNTOS RECITEM A PARLENDA. EM SEGUIDA, LER A ATIVIDADE PEDINDO QUE FALEM O QUE ESTÁ FALTANDO.
6º MOMENTO: LER NOVAMENTE A PARLENDA JUNTO COM ELES. REALIZAR A ATIVIDADE JUNTO, INSTIGANDO ELES A PENSAREM NA RESPOSTA.
7º MOMENTO: PEDIR QUE RECITEM A PARLENDA NOVAMENTE. EM SEGUIDA PEDIR QUE DITEM A PARLENDA E ESCREVE-LA NA LOUSA. PARA FINALIZAR, ENTREGAR A ATIVIDADE E PEDIR QUE COLOQUEM A PARLENDA NA ORDEM CORRETA.
8º MOMENTO: ROTAÇÃO POR ESTAÇÃO. DIVIDIR A SALA EM GRUPOS. EM CADA ESTAÇÃO OS GRUPOS IRÃO REALIZAR AS ATIVIDADESPROPOSTAS.
9º MOMENTO: LER A PARLENDA PARA OS ALUNOS. PEDIR QUE RECITE JUNTO. DEPOIS, PEDIR QUE ACOMPANHEM A LEITURA. EM SEGUIDA, PROCURAR AS PALAVRAS JUNTO COM ELES SEGUINDO A LEGENDA.
10º MOMENTO: PEDIR QUE JUNTOS RECITEM A PARLENDA. EM SEGUIDA, LER A ATIVIDADE PEDINDO QUE FALEM O QUE ESTÁ FALTANDO.
11º MOMENTO: PEDIR QUE RECITEM A PARLENDA NOVAMENTE. EM SEGUIDA PEDIR QUE DITEM A PARLENDA E ESCREVE-LA NA LOUSA. PARA FINALIZAR, ENTREGAR A ATIVIDADE E PEDIR QUE COLOQUEM A PARLENDA NA ORDEM CORRETA.
12º MOMENTO: DIVIDIR A SALA EM DUPLAS. ENTREGAR O ENVELOPE E O TEXTO FATIADO. AUXILIAR QUANDO PRECISAR.
13º MOMENTO: RECITAR NOVAMENTE A PARLENDA. PEDIR QUE ESCREVAM COMO SOUBER A PARLENDA DA BRUXA.
Se você gostou das atividades e quiser adquiri-las entre em nossa loja ou faça parte do nosso grupo Vip e tenha acesso a todas as atividades durante 1 ano.
Comentarii