top of page
Foto do escritorDayanne Pereira

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SERES VIVOS

Atualizado: 25 de jul. de 2023

OLÁ QUERIDOS! HOJE TROUXE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SERES VIVOS E NÃO VIVOS. ELES COMPÕEM O AMBIENTE DO PLANETA TERRA. OS SERES VIVOS SÃO AQUELES QUE NASCEM, CRESCEM, SE REPRODUZEM E MORREM, COMO OS ANIMAIS E AS PLANTAS. OS NÃO VIVOS SÃO AQUELES INANIMADOS, QUE NÃO POSSUEM VIDA, MAS QUE TAMBÉM SÃO DA NATUREZA, COMO O AR, A ÁGUA, O SOLO E AS PEDRAS.


HABILIDADES: EF01CI06, EF02CI04 E EF03CI06.


OBJETIVO DA AULA: SABER A DIFERENÇA ENTRE SERES VIVOS E NÃO VIVOS, COMO TAMBÉM O AMBIENTE EM QUE VIVE.


METODOLOGIA


1º MOMENTO: PARA COMEÇAR O ASSUNTO, APRESENTAR PARA OS ALUNOS ALGUMAS IMAGENS DE SERES VIVOS E NÃO VIVOS. INDAGA-LOS SE ELES NASCEM, CRESCEM, REPRODUZEM E MORREM. DEPOIS EXPLICAR O QUE SÃO SERES VIVOS E NÃO VIVO.


2º MOMENTO: COLOCAR O VIDEO “QUAIS SÃO OS SERES VIVOS E NÃO VIVOS” DO APRENDER DE MANEIRA DIVERITDA - https://www.youtube.com/watch?v=gFS3K3Rq5JA. DEPOIS JUNTOS REALIZAR A ATIVIDADE A SEGUIR.

3º MOMENTO: INICIAR A AULA EXPLICANDO QUE CADA SER VIVO UTILIZA SUAS CARACTERISITICAS PARA EXPLORAR E SOBREVIVER NO AMBIENTE EM QUE VIVE. INDAGAR OS ALUNOS SOBRE OS SERES VIVOS QUE APARECEM NA ATIVIDADE E ONDE ELES VIVEM. REALIZAR A ATIVIDADE JUNTO COM ELES.

4º MOMENTO: APRESENTAR PARA ELES ALGUMAS IMAGENS DE FUNGOS, PLANTAS E ANIMAIS. INDAGAR OS ALUNOS COMO PODEMOS CLASSIFICAR ESSES SERES? EM SEGUIDA EXPLICAR QUE OS SERES VIVOS SÃO AGRUPADOS DE ACORDO COM SUAS CARACTERISTICAS. PARA FINALIZAR REALIZAR A ATIVIDADE JUNTO COM ELES.

5º MOMENTO: EXPLICAR NOVAMENTE, QUE PARA SER UM SER VIVO É PRECISO NASCER, CRESCER, REPRODUZIR E MORRER. QUE A ESSE PRECESSO CHAMAMOS DE CICLO DE VIDA. EM SEGUIDA REALIZAR A ATIVIDADE EXPLICANDO CADA CICLO DE VIDA.

6º MOMENTO: COMEÇAR EXPLICANDO QUE OS SERES VIVOS DEPENDE DE ALGUNS ELEMENTOS NATURAIS PARA SOBREVIVER. EM SEGUIDA REALIZAR A ATIVIDADE JUNTO COM OS ALUNOS.

7º MOMENTO: COMEÇAR EXPLICANDO AS CRIANÇAS QUE O PLANETA TERRA POSSUI VARIOS TIPOS DIFERENTES DE AMBIENTE, OS QUAIS PODEMOS DIVIDIR EM DOIS PRINCIPAIS: TERRESTRES E AQUÁTICOS.

8º MOMENTO: MOSTRAR PARA AS CRIANÇAS O VIDEO: “ANIMAIS AQUÁTICOS PARA CRIANÇAS - VOCABULÁRIO PARA CRIANÇAS” DO SMILE AND LEARN - PORTUGUÊS. - https://www.youtube.com/watch?v=cxmC8Mn8iE4. EXPLICAR SOBRE O AMBIENTE AQUÁTICO E DEPOIS EXPLICAR A ATIVIDADE E DEIXAR QUE REALIZEM SOZINHOS AUXILIANDO QUANDO PRECISAR.

9º MOMENTO: COLOCAR O VIDEO: “CONHEÇA OS HABITAT TERRESTRES - TIPOS DE HABITAT PARA CRIANÇAS” DO SMILE AND LEARN - PORTUGUÊS. - https://www.youtube.com/watch?v=naL83_4J7qE. EXPLICAR SOBRE O AMBIENTE AQUÁTICO E DEPOIS EXPLICAR A ATIVIDADE E DEIXAR QUE REALIZEM SOZINHOS AUXILIANDO QUANDO PRECISAR.

10º MOMENTO: DIVIDIR A SALA EM GRUPO. EXPLICAR A ATIVIDADE E DEIXAR QUE REALIZEM SOZINHOS, AUXILIANDO QUANDO FOR NECESSÁRIO.

SE VOCÊ GOSTOU DAS ATIVIDADES E QUISER ADQUIRI-LAS ENTRE EM NOSSA LOJA OU FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO VIP E TENHA ACESSO A TODAS AS ATIVIDADES.

556 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

LETRA B

Comments


bottom of page